Páginas

HISTÓRIAS NAS TEMPESTADES” (1)

Todos nós temos tomado conhecimento pela TV, pelas rádios, em jornais e revistas, sobre as tragédias ocorridas por tempestades gigantescas que têm assolado várias partes do mundo. Essa agitação violenta da atmosfera, às vezes acompanhada de chuva, vento, granizo ou trovões, tem trazido grande perturbação, agitação, desordem e tragédia. Ninguém está livre das tempestades, tanto no mundo físico, como no psicológico e espiritual. Vamos iniciar uma série de meditações sobre HISTÓRIAS NAS TEMPESTADES, tentando tirar lições espirituais para nossas vidas. Vamos usar as tempestades físicas como analogia às que sobrevém às nossas almas e mentes.

Tudo está bem conosco e de repente, uma tempestade cai sobre nós. Por quê? Porque a sociedade que compõe o mundo em que nós vivemos está fraturada. Esta meditação trata de uma história, de uma tempestade que o apóstolo Paulo enfrentou em sua ida para Roma e com a ajuda dessa passagem bíblica, meditaremos sobre sete fatos sobre as tempestades na vida – Atos 27 e 28.

1. Você deve ESPERAR tempestades na vida. (Atos 27:12)

• Tempestades NATURAIS.
• Tempestades PESSOAIS.
• Tempestades ESPIRITUAIS.

2. Com a ajuda de Deus, você pode IMPEDIR algumas tempestades. (Atos 27:10,11,21)

• Paulo, no verso 10 recebeu uma revelação da parte de Deus, de que a viagem seria perigosa e danosa, caso seguissem o curso que desejavam. Deus sempre está falando conosco da mesma forma, pois Ele deseja dirigir nossas vidas. Deus tinha um plano para Paulo de chegar em Roma, mas Ele não queria que esse trajeto tivesse tanta destruição. Com a ajuda de Deus, muitas vezes podemos impedir tragédias e tormentas na vida.
• Mas o oficial romano confiava mais no chefe do navio (v.11), do que na Palavra de Deus que era transmitida por Paulo. Quantas vezes Deus está falando conosco de que o caminho que pretendemos seguir não é o melhor, mas mesmo assim decidimos o que é melhor para nós mesmos. Nós nos tornamos donos de nosso próprio nariz! O resultado são perdas e destruição!
• O resultado é evidente no verso 21, quando por vários dias passaram necessidades e tudo isso, porque não deram atenção à Palavra de Deus. Meu irmão saiba que muitas necessidades que você está enfrentando são frutos da desobediência; isto é, da falta de fé. Ainda algumas pessoas pensam que podem viver de qualquer maneira e então, entrar numa corrente ou campanha de oração, pois acreditam que as coisas irão melhorar. Todas as vezes que você e eu desobedecemos a Deus, ficamos desprotegidos e abertos para todo tipo de ataque, tanto do inferno como do próprio homem e isso não quer dizer, que Deus não pretenda ainda realizar Seus planos em sua vida. Mesmo assim, aquelas pessoas deveriam chegar a Roma, mas não precisaria ser daquela forma.
• Deus tem um plano na sua vida e você pode realizá-lo, desfrutando do melhor de Deus. Mas quando parte de você escolhe não dar atenção a Deus, você pode chegar onde Deus pretendia, porém com muitas perdas. Ele não é culpado por muitas tempestades que assolam nossas vidas.

3. As tempestades REVELAM as suas FRAQUEZAS. (Atos 27:15)

• Este verso revela o que acontece quando alguém se afasta da direção de Deus, ou não permite que Ele dirija a sua vida. O navio sendo arrastado pelos ventos da tormenta é uma analogia às nossas vidas. Você pode estar sendo arrastado sabe lá para onde! Quando não prestamos atenção ao que Deus nos diz, pensando que podemos dirigir nossas vidas por nós mesmos, descobrimos que não temos força suficiente para nos manter nem mesmo na rota que nós mesmos estabelecemos. É aí que muitas pessoas se vendem, se corrompem, cometem crimes, aceitam valores morais baixos em suas vidas, porque desistem de tudo e desanimam, devido ao desespero.
• Confie em Deus, pois Ele ainda tem o melhor para você. Ele não desistiu de sua vida, mas você precisará aprender e amadurecer por meio das situações que lhe sobrevém. Vejamos:

4. As tempestades o CONDUZEM às BASES da sua vida. (Atos 27:18,19,41)

• Num determinado instante, você também terá que se desfazer de coisas mortas que fizeram parte da sua vida. Elas foram importantes, mas apenas colaboraram para você não dar importância ao que Deus estava falando. Você terá que escolher entre seus interesses e a sua essência de vida. Lembre-se de que estou fazendo uma analogia (comparação) aconteceu nessa viagem de Paulo a Roma e o curso de nossas vidas neste mundo.
• Chega um momento em nossas vidas, que não adianta ficar pedindo orações, o importante é esvaziar todo o nosso ser de nós mesmos e descobrir que estamos encalhados e destruídos em nossa estrutura pessoal, moral e espiritual! (v.41)
• Como você se sente olhando para pessoas que estão crescendo e sendo abençoadas por Deus e você ali encalhado e destruído? Não é triste? Mas ainda Deus tem uma saída: Guiar você a partir do ponto em que está!

5. Com freqüência, Deus o GUIA em meio às tempestades e não FORA DELAS. (Atos 27:24)

• Paulo estava com medo? Sim, como qualquer ser humano. Mas Ele buscava e ouvia a Deus e Ele lhe diz que o Seu apóstolo chegaria ao destino apesar dos pesares. Paulo não era culpado pela grande destruição que se abateu sobre a embarcação, assim como, a parte mais interior do nosso ser, o nosso espírito, onde habita o Espírito Santo de Deus, não é culpado pelas mazelas que acontecem em nossas vidas.
• Jesus nos deu o Espírito Santo para nos guiar em toda a verdade, não é mesmo? A verdade vai além do guardar os mandamentos de Deus. A verdade é o próprio Jesus; então, o Espírito de Deus nos diz o que Jesus faria em uma determinada situação. Um monge não pode dizer que vive a verdade por viver resguardado do mundo real. Mas um criminoso que se arrepende e muda a maneira de pensar e de viver, está vivendo a verdade. Quando você está ajudando alguém a se aproximar de Deus ou a entender Seus sentimentos, pensamentos e ações, você está praticando a verdade. Quando você pratica bons relacionamentos que edificam não só a sua vida, mas principalmente o Reino de Deus, você está praticando a verdade.
• Se você está vivendo dentro de uma tormenta, o fato de você pedir orações para se livrar dela, não significa que você está vivendo a verdade, mas se você buscar um relacionamento com Deus, para saber como deve agir dentro dessa situação, você estará praticando a verdade. A “Verdade” estava com Daniel na cova dos leões, estava com Sadraque, Mesaque e Abedenego na fornalha de Nabucodonosor, estava com Jeremias quando este foi atirado no esgoto, estava com o próprio Paulo na prisão em Filipos e estava com ele agora em meio a todos aqueles destroços. A “Verdade” ou Jesus está com você agora mesmo meu irmão e irmã, querendo dirigir sua vida neste momento. Jesus quer dirigir sua vida mesmo em meio ao caos! Se possível Deus pode afastar de você esse cálice de sofrimento, mas o importante é que a vontade d’Ele seja feita!
• Não se iluda com os que prometem milagres e mais milagres, mas ouça aqueles que podem lhe mostrar que Deus não o abandonou e que o plano d’Ele, pode ainda ser realizado em sua vida por meio da Sua direção, apesar das aparências negativas das circunstâncias.

6. As tempestades lhe dão uma OPORTUNIDADE para MINISTRAR ou servir às pessoas ao seu redor, a fim de que elas se aproximem de Deus. (Atos 27:21-24,33 e seguintes)

• Você crê no que Jesus ensinou quando disse: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas”. (Mateus 6:33 NTLH) Quando você pratica a verdade como já mencionamos, você está manifestando fé! Às vezes Deus realiza um milagre nos livrando de certas tempestades e outras vezes não. Volto a falar em Sadraque, Mesaque e Abedenego. Qual foi o milagre? Eles foram salvos de não serem atirados na fornalha? Claro que não! O milagre aconteceu dentro da fornalha, eles “andavam” com a “Verdade” (Jesus) em meio ao fogo!
• Deus queria aquilo e sabe por quê? Porque eles estariam ministrando a presença, o poder e o amor de Deus às pessoas. Todas aquelas pessoas que assistiram aquilo, nunca mais foram as mesmas! Se o rei tivesse mudado de idéia e tivesse dado uma “coça” ou uma surra neles, nada na vida das pessoas mudaria. Deus quer usar você! Pessoas estão esperando que você as ajude, da mesma maneira que é ajudado por Deus! Elas precisam da coragem e da direção que Deus está lhe dando. Elas precisam se aproximar de Deus e você está ao lado d’Ele! Repare como Paulo estava fazendo tudo isso! Se ele podia, você também pode; afinal, nós podemos todas as coisas naquele que nos fortalece!

7. As tempestades têm o poder de criar ou dar NOVOS RUMOS à sua vida. (Atos 28:1-10,11-15)

• Quando você descobre que seguiu a direção errada, descobre que não pode dirigir sua vida por si mesmo e precisa de Deus, descobre que precisa voltar à essência simples da vida que Deus lhe deu, descobre que Deus pode falar com você e dirigir sua vida em qualquer situação e passa ter o desejo de se tornar útil para Ele ajudando pessoas, sua vida não será mais a mesma! Você será capacitado e fortalecido pelo poder de Deus!
• O que as pessoas dizem sobre você neste momento? Repare o que as pessoas comentaram e pensaram de Paulo. Mas quando viram o poder de Deus na vida dele, o que eles disseram? Com a ajuda de Deus você pode mudar o ambiente em que está (casa, trabalho, escola, etc.) e ainda ter um novo rumo em sua vida. Quando você se dispõe para ser útil nas mãos de Deus, com certeza a sua vida segue por caminhos mais altos! Não despreze essa tormenta que se abate sobre a sua vida. Se ela está aí por culpa sua ou de terceiros, isso não importa agora! O que importa que você seja humilde e se entregue aos cuidados de Deus para vencer a si mesmo e ao mal que tenta te destruir. Deus pretende dar novos rumos à sua vida, quando você descobre o verdadeiro significado da mesma. Por que é que você está aqui? Você está aqui para agradar a Deus e ser útil aos propósitos do teu Criador e enquanto isso, Ele suprirá suas necessidades em Cristo Jesus. Não tenha medo do que está lhe acontecendo, confie em Deus, entregue sua vida a Ele e creia nas palavras de Jesus: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16:33 NVI)

0 comentários:

Postar um comentário