Páginas

O apóstolo Pedro - introdução ao estudo de suas epístolas

A autoria da primeira epístola de Pedro não está envolta em dúvidas e questionamentos como acontece com outros escritos bíblicos. O autor começa o texto se apresentando: "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo" (I Pd.1.1). A seu respeito, o Novo Testamento nos fornece muitas informações. Seu nome original era Simão, abreviatura de Simeão, nome hebraico que significa "famoso".

Simão foi pescador (Mt.4.18), até o dia em que, conduzido por seu irmão André (João1.40), conheceu o Senhor Jesus, o qual lhe chamou "Pedro" (Petros), nome grego que significa "pedra", o mesmo que "Cefas" em aramaico (João 1.42). Era chamado também de "Simão Barjonas", ou seja, Simão, filho de Jonas (Mt.16.17), ou filho de João (Jo.21.15). Devido ao uso de mais de um idioma, era comum as pessoas possuírem mais de um nome. Um hebraico, outro grego; ou um em latim, outro em aramaico, ou até mesmo dois nomes numa mesma língua.

O caso de Simão é bastante peculiar. Jesus lhe deu um novo nome: Pedro. Não lhe bastaria ser "famoso". Precisava ser firme e inabalável. Afinal, firmeza era o que mais lhe faltava naqueles primeiros anos de serviço ao Mestre. Em seus momentos de debilidade, era chamado de "Simão" (Lc.22.31; Mc.14.37; João 21.15-17). Era o "velho homem" em ação, com toda a sua fraqueza natural.

Quando conhecemos o Senhor Jesus, ele muda o nosso nome. Muitos, antes de se converterem, eram chamados de "mentirosos", "enganadores", etc. Depois, passam a ser conhecidos como honestos, trabalhadores, bons cidadãos, etc. Quando o suposto convertido não vive à altura do evangelho, então fica conhecido como "crente desonesto", "crente mentiroso", etc. Tornou-se o seu "último estado pior do que o primeiro".

Pedro era casado e morava em Cafarnaum, cidade situada ao noroeste do Mar da Galiléia (Mc.1.21,29,30). Jesus exerceu nessa região uma parte considerável do seu ministério. Pedro se tornou discípulo e apóstolo de Jesus (Mt.10.2). Seu ministério foi mais dedicado aos seus próprios compatriotas, os judeus. Foi considerado "apóstolo à circuncisão" (Gál. 2.8). Foi grande o seu destaque entre os apóstolos quando andavam com Jesus e também na igreja, depois da ascensão do Senhor.

Pedro pronunciou a mais célebre declaração dita por um discípulo: "Tú és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mt.16.16). E também: "Para quem iremos nós, Senhor. Tu tens as palavras da vida eterna." (João 6.68). Por outro lado, cometeu grave erro ao repreender o Mestre dizendo: "Senhor, tem compaixão de ti. Isso de modo nenhum te acontecerá." (Mt.16.22). Imediatamente, ouviu a mais severa repreensão de Cristo: "Para trás de mim, Satanás!" (Mt.16.23).

Observamos que Simão Pedro saía na frente dos discípulos em qualquer situação, fosse para errar ou acertar. Com isso, conseguia grandes elogios e também repreensões. Pedro teve experiências ímpares, maravilhosas, e também fracassos vergonhosos. Vejamos alguns exemplos:

EXPERIÊNCIAS MARAVILHOSAS


FRACASSOS VERGONHOSOS

Andou sobre as águas (Mt.14.29)


Duvidou e começou a afundar (Mt.14.30).

* Testemunhou a ressurreição da Filha de Jairo (Lc.8.51)


Repreendeu o Senhor Jesus. (Mt.16.22).

* Testemunhou a transfiguração de Cristo (Mt.17.1).


Negou a Cristo três vezes (Mc.14.66-72).

* Testemunhou a agonia de Cristo no Getsêmani (Mt.26.37)


Cortou a orelha de Malco (João 18.10-11).

Pescou um peixe que tinha uma moeda na boca (Mt.17.27).


Foi temporariamente contrário à evangelização dos gentios (At.10).

Pregou no dia de Pentecostes (At.2).


Apresentou duplo comportamento (Gál. 2.11-12).

Curou um coxo na porta do Templo (At.3).


Talvez enfermos tenham sido curados sob a sua sombra (At.5.15).


Mediante a sua palavra, morreram Ananias e Safira (At.5.1-10).


Curou um paralítico (At.9.34).


Ressuscitou Dorcas (At.9.40).


* Alguns episódios da vida de Cristo foram testemunhados apenas por Pedro, Tiago e João. Até a ordem em que esses nomes aparecem no texto nos mostra a preeminência de Pedro (Lc.8.51; Mt.17.1; Mt.26.37).

Durante algum tempo, sua vida foi muito contraditória. Se Pedro vivesse nos nossos dias e tivéssemos de formar uma comissão na igreja, ou uma equipe para um trabalho especial, talvez não o escolheríamos. Contudo, Jesus o escolheu. E não acontece assim também conosco? Num momento estamos "andando sobre as águas" e, "no próximo versículo" já começamos a afundar. Talvez também tenhamos muitas vezes negado a Cristo através das nossas ações e palavras. Contudo, Jesus nos escolheu e já nos conhecia antes que pudéssemos acertar ou errar. O mais importante é o conserto. Se caímos precisamos nos levantar rapidamente, seguir adiante, e procurar evitar novas quedas. Pedro negou a Cristo três vezes. Confrontado por sua consciência e pelo olhar do Mestre, chorou amargamente, arrependido do seu fracasso (Lc.22.61-62). Passados cinqüenta dias, Pedro estava pregando a respeito da ressurreição de Cristo. Afinal, sua vocação não foi cancelada pelo pecado. No dia de Pentecostes, Pedro estava entre os que foram cheios do Espírito Santo, inaugurando assim a igreja do Senhor Jesus.

O registro dos erros de Pedro são bastante oportunos pois, além de evidenciarem a sinceridade dos escritores bíblicos, servem para derrubar a tese de uma suposta infalibilidade apregoada por alguns.

Tantas falhas deveriam ter sido suficientes para que Pedro não viesse a ser idolatrado por tantas pessoas. Contudo, todos os seus erros não foram bastantes.

O escritor de Atos dos Apóstolos concentrou-se na pessoa e nas obras de Pedro até o capítulo 12. Afinal, foi considerado como uma das "colunas da igreja" (Gálatas 2.9).

Além de ter trabalhado em Jerusalém, atuou também na Babilônia (I Pd.5.13). Não se sabe ao certo se Pedro esteve na Babilônia que ficava às margens do Eufrates, ou se isso foi uma referência velada à cidade de Roma.

Segundo Orígenes, Pedro foi morto sob as ordens do Imperador Nero depois do incêndio em Roma. Sabendo que seria crucificado, Pedro pediu que o fosse de cabeça para baixo, pois não se julgava digno de morrer na mesma posição que o Mestre. A data de sua morte estaria situada entre os anos 64 e 68 d.C.

Como conhecer a Deus

Na vida, estamos em contato com muitos seres, coisas e elementos. Ao lidar com algo ou com alguém, é melhor que saibamos, com antecedência, quais são suas principais características. Sem esse conhecimento, o contato pode ser muito perigoso. Um bom exemplo é a energia elétrica. Para fazermos uso dela sem riscos e com bom proveito, precisamos estar conscientes de sua natureza, ou seja, suas características. Caso contrário, podemos morrer eletrocutados.

Da mesma forma, é necessário que conheçamos a natureza de Deus, e esta informação é obtida, principalmente, através da leitura da Bíblia e, aliás, esse é um dos propósitos pelos quais possuímos a Bíblia: conhecer a natureza de Deus.

Quem não busca esse conhecimento através da Bíblia corre dois riscos:

1 - Adorar pessoas, espíritos ou objetos, pensando que está adorando a uma verdadeira divindade.

2 - Possuir uma idéia errada a respeito de Deus. Há quem diga: "Deus não vai mandar ninguém para o inferno. Ele é Pai de todos e vai salvar a todos".

Esta é uma frase típica de quem não conhece nada ou quase nada a respeito da natureza de Deus.

O pior efeito da ignorância é um modo de vida incompatível com a realidade. É um tipo de alienação espiritual. Quem vive confiando em uma idéia errada a respeito de Deus corre o risco de ter uma espantosa decepção no dia do Juízo Final.

Resumidamente, podemos dizer que a natureza de Deus engloba as seguintes características principais:

- Amor - Deus ama a humanidade.

- Justiça - Deus não ama o pecado. Apesar de amar o homem, Deus vai impor sua punição pelo pecado. Essa punição caiu sobre Cristo na cruz. Por causa desse sacrifício, aqueles que se arrependerem de seus pecados ficarão livres do castigo.

- Santidade - Deus é santo, separado de todo mal.

- Espiritualidade - Deus é Espírito. Isto significa que ele não é formado pela matéria, não é uma imagem de escultura, nem um objeto.

- Personalidade - Deus é um ser pessoal, ou seja, ele tem vontade própria, inteligência e sentimentos. A personalidade de Deus pressupõe também sua individualidade, isto é, ele é um ser distinto dos demais, um indivíduo, por assim dizer. Deus não é uma idéia, não é uma força, nem uma energia. Deus não está contido na sua criação e não pode ser confundido com ela.

- Eternidade - Deus não teve principio nem terá fim.

Se formos explorar mais o assunto, veremos que a natureza de Deus é um tema ilimitado o vai além da capacidade humana de compreender. Não obstante, devemos sempre estudar a Bíblia afim de conhecermos mais sobre a natureza do Senhor e, desta forma, podermos viver de modo mais agradável a ele.

O casamento de Isaque e Rebeca

Texto: Gn.24.1-27; 62-67

Introdução: O casamento é uma instituição divina (Gn.2.24). Para que cumpra os designios
divinos não pode ser realizado de qualquer maneira.

1- A escolha do cônjuge deve ser feita sob oração.
Embora a escolha da esposa fosse uma prerrogativa do pai do noivo, foi Deus e não Abraão
quem escolheu a esposa para Isaque (24.44).

2- A mulher não podia ser filha dos cananeus, pois eram idólatras (24.3-4).
O jugo desigual pode trazer conseqüências terríveis, principalmente para os filhos.
Uma família dividida em seus princípios tem muitas dificuldades para atingir seus propósitos.

3- A mulher precisava ser bondosa e disposta para o trabalho (24.14).
A mulher escolhida deveria dar água ao servo Eliezer e também aos seus 10 camelos.
Seria um grande trabalho, um grande teste. O camelo atravessa o deserto sem beber água
mas, quando bebe, a quantidade é muito grande. A mulher, além de ser uma serva de Deus,
precisava demonstrar qualidades de caráter.

Conclusão: As exigências especificadas acima, em relação à mulher, também se aplicam ao homem.
Um casamento construído sobre os princípios divinos será uma bênção. Aqueles que começaram de outra
forma podem ser transformados e abençoados (embora tenham de conviver com algumas conseqüências de seus erros passados).

MUITOS SÃO CHAMADOS, MAS POUCOS, ESCOLHIDOS

No Evangelho de Mateus capítulo 22, versículo 14, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos fariseus: Muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.
Então muitos dirão: Porque o Senhor não salva a todos, mas apenas um pequeno número dentre os chamados, se a palavra declara (Atos 10.34) que Deus não faz acepção de Pessoas? E no livro de João 3.16, Jesus disse que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna
Para entendermos melhor o porquê poucos serão escolhidos, vamos meditar na palavra do Senhor Jesus, Evangelho de Mateus 7.21, onde Ele disse: Nem todo que diz Senhor, Senhor, herdará o Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está no Céu.
Agora já temos um indicativo do caminho que verdadeiramente conduz a salvação: Primeiramente se faz necessário ouvir a voz do Senhor Jesus quanto ao chamado, e fazer a vontade do Deus Pai que está no Céu.
E como podemos ouvir a voz do Senhor Jesus? No livro de Apocalipse 3.20, Ele disse: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
O Senhor Jesus, está batendo em sua porta, falando em seu coração, não deixe-O do lado de fora, ouça a voz do seu Espírito Santo, abra o seu coração e deixe-O entrar, e você vai cear com Ele, vai participar da alegria de ser o seu servo, Ele irá fartar a sua fome e saciar a sede do seu espírito. Vai lhe dar muita paz em seu coração e a vida eterna para você e a sua casa. Jesus vai te revelar coisas grandes e firmes que não sabes. Creia verdadeiramente em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador da sua vida e serás salvo, tu e a tua casa. Isto sim, é ouvir o chamado do Senhor Jesus.
Porque quando abrimos o coração, o Espírito Santo de Deus realiza um trabalho íntimo na alma humana, é pessoal e todo desejo de santificação é nutrido por Ele. Cada impulso para o bem e para a verdade é implantado por Ele. Seu trabalho é indispensável à convicção, ao arrependimento e conversão para a salvação da vida eterna.
O Senhor Jesus ainda adverte que para herdarmos a vida eterna é indispensável entrar pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida eterna, e poucos há que a encontrem, porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.
Entrar pela porta estreita é renunciar as obras carne, as quais são: Prostituição, impureza, lasciva, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias (contenda, rivalidade, disputa), ciúmes, vaidades, iras, discórdias, facções, inveja, bebedices, glutonarias, mentiras, vícios e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais o Senhor antecipa que não herdarão o Reino de Deus os que tais coisas praticam, porque esse é o caminho largo que conduz a perdição.
Jesus declarou também que para que sejamos um dos seus escolhidos é imprescindível fazer a vontade do Pai, a qual é viver em santidade e participar do fruto do Espírito que é: Amor, paz, alegria, benignidade, caridade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contras estas coisas não há lei e os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões infames e cobiças pelo pecado.
Na palavra de Deus, não há fundamento para que possamos formular cálculo de porcentagem dos escolhidos entre os chamados, na vinda do Senhor Jesus para arrebatamento da sua igreja, entretanto há alguns exemplos clássicos no Antigo Testamento, que servem de sombra para nossa apreciação e meditação. Basta observar o capítulos 6 e 7 do livro de Gênesis, por ocasião do dilúvio, quando o Senhor Deus viu que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era maldade continuamente.
Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem de sobre a face da terra. Noé, porém, foi agraciado aos olhos do Senhor porque era justo. Então, disse Deus a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração. E salvaram-se Noé, sua esposa, os três filhos com as respectivas esposas, ou seja, de toda a população da terra, apenas oito pessoas foram poupadas por Deus, porque eram justas.
Outra alusão bíblica que autentica a questão que os escolhidos do Senhor serão pouquíssimos realmente, é relatado também na antiguidade, capítulos 18 e19 de Gênesis, período em que o clamor do pecado do povo subiu a face do Senhor e não houve outra deliberação a não ser a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra pelo fogo e enxofre devido ao agravamento do pecado daqueles povos pela promiscuidade e violência. Numa região onde habitava milhares de pessoas, foram resgatados apenas Jó, sua esposa e duas filhas. Porem, ao apartarem-se em retirada, a esposa de Jó olhou para traz e foi convertida numa estátua de sal
A palavra relata ainda que dos seiscentos mil homens do povo de Israel, acima de 20 anos que foram libertos da escravidão do Egito pelas mãos poderosas do Senhor Deus, apenas Josué e Calebe herdaram a terra prometida, porque Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto.
Tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
O conhecimento da verdade nos dá a certeza que para estarmos entre os poucos escolhidos na vinda de Cristo não basta apenas ser membro de uma organização religiosa, cumprir os rituais e doutrinas da igreja e contribuir financeiramente, como se fosse possível subornar a mente de Deus. Não basta apenas absorver a palavra literária, é preciso muito mais que tudo isso, é indispensável que a mensagem da cruz entre no seu coração e venha gerar o arrependimento, a conversão, o nascer da água e do Espírito, tornando-se uma nova criatura lavada e remida pelo sangue do cordeiro inocente.
Evangelho de Lucas 12.32, disse Jesus: Não temas, ó Pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino do Céu.

A Santificação dos Casados

Introdução:
A. O casamento.
1. Por um lado, é a primeira relação humana, e uma que já sobreviveu milhares
de anos de história humana.
2. Por outro lado, o casamento está sob ataque constante:
a. Tentativas de diminuir sua santidade – movimentos a favor do
casamento de homossexuais, etc.
b. Tentativas de diminuir a sua importância – tendências de muitos a
viverem amigados sem casar.
c. Tentativas de negar a sua permanência – aceitação geral do divórcio por
qualquer motivo.
B. No meio a tanta corrupção do plano de Deus, os discípulos casados precisam
lutar para manter casamentos conforme o plano de Deus.

I. O Plano de Deus para o Casamento.
A. Deus definiu o casamento quando criou o primeiro casal (Gênesis 2:24):
1. Deixa pai e mãe – uma decisão de entrar num novo relacionamento.
2. Une-se a sua mulher – um compromisso assumido entre os dois.
3. Tornando-se os dois uma só carne – a intimidade conjugal, uma relação
especial e exclusiva.
B. Apesar dos abusos tolerados durante milhares de anos, Jesus afirmou os
mesmos princípios como base da sua legislação sobre o casamento (Mateus
19:4-6; cf. Marcos 10:6-8).
C. Paulo frisou o caráter monógomo do casamento (1 Coríntios 7:2).
D. A lei conjugal vigora até a morte de um dos cônjuges; o viúvo fica livre para casar
de novo (Romanos 7:1-3; 1 Coríntios 7:39; 1 Timóteo 5:14; Mateus 22:30).
E. Em geral, o divórcio é proibido, e segundo casamento após o divórcio é descrito
como adultério (Lucas 16:18; Marcos 10:11-12; 1 Coríntios 7:10-11).
F. Em casos de desobediência aos princípios da santidade do casamento, Deus se
mostra rígido:
1. Se alguém se divorciar (pecando contra Deus), deve reconciliar-se ou ficar só
(1 Coríntios 7:11).
2. Se um descrente abandonar seu cônjuge cristão, este pode deixá-lo sair,
mas Deus não autoriza segundo casamento nestes casos (1 Coríntios 7:15).
3. A única situação em que o Senhor autoriza divórcio e segundo casamento é
por causa de relações sexuais ilícitas (Mateus 19:9; cf. 5:32).

II. Os Casados Enfrentam Desafios e Ameaças de Falsas Doutrinas.
A. Ameaças doutrinárias – abrindo brechas na lei de Deus. Há muitas maneiras que
pastores e teólogos procuram amenizar as exigências do Senhor, dando abertura
para pessoas manterem seus casamentos ílicitos. Exemplos de alguns dos
argumentos mais comuns:
1. O casamento abençoado é o casamento de crentes.
a. Com este argumento, procuram negar a validade de núpcias contraídas
antes de se converter.
b. Alguns inventam distinções artificiais (evangelho X doutrina, por
exemplo) para dizer que uma mensagem aplica aos descrentes, e outra
aos cristãos.
Problemas com esta abordagem:
i. A Bíblia nem usa a expressão “casamento abençoado”.
ii. O casamento vem antes da Lei de Moisés, antes do Evangelho de
Jesus e antes da igreja. Nunca foi subordinado a alguma instituição
religiosa.
iii. Se for a verdade, todo casamento feito antes da conversão dos
cônjuges, mesmo se for um casamento puro e feliz, teria quer ser
condenado como “não abençoado”.
iv. Na prática, esta abordagem é aplicada seletivamente para oferecer
uma saída de alguns casamentos ou para justificar pessoas que
querem manter casamentos ilícitos. O capricho dos homens derruba
a palavra de Deus.
v. O evangelho de Jesus é universal (Romanos 1:16).
vi. Deus exige o arrependimento de todos (Atos 17:30).
vii. Alguns na igreja de Corinto eram adúlteros antes de se converter (1
Coríntios 6:9-11). Adultério envolve uma violação do pacto do
casamento. Se eram adúlteros, estavam sujeitos à lei conjugal antes
de se tornarem cristãos.
viii. Não há nenhuma instrução nem exemplo no NT invalidando
casamentos simplesmente por serem feitos antes da conversão das
pessoas.

2. “As coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios
5:17).
a. Este versículo é usado para dizer que a pessoa num casamento ilícito
(conforme as claras afirmações de Jesus, Paulo, etc.) pode manter
aquela relação depois de se converter, pois as coisas antigas se fizeram
novas. Ou que a pessoa separada pode esquecer do primeiro
casamento e achar um companheiro mais adequado. Dizem,
basicamente, que o batismo purifica e livra o homem de todas as
esposas anteriores e santifica a relação com a atual.
b. Problemas com esta abordagem:
i. O contexto fala claramente de relações espirituais com Cristo, e
pessoas tiram um versículo do contexto para justificar relações
carnais de casamentos ilícitos.
ii. Não devemos usar uma afirmação geral para negar o significado de
instruções específicas. É a mesma coisa de usar João 3:36 (“quem
crê no Filho tem a vida eterna”) ou João 10:28 (“Eu lhes dou a
vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da
minha mão”) para negar as muitas passagens que falam
especificamente da possibilidade de retroceder e perder a vida
eterna (1 Coríntios 9:27; 10:6,11-12; Gálatas 5:4; Hebreus 10:26-27;
etc.).
iii. Na prática, este argumento é usado conforme o capricho das
pessoas para justificar casamentos “bons” que querem manter, mas
ainda procuram outras brechas para sair dos casamentos
problemáticos.
B. O Problema de Igrejas que Seguem a Sociedade.
1. Estes e outros problemas doutrinários vêm de uma tendência maior de
adaptar a mensagem da igreja para se adequar aos padrões da sociedade.
2. O divórcio se tornou muito mais comum nas últimas duas gerações, e igrejas,
em geral, têm modificado sua mensagem para não condenar o que a
sociedade aprova.
C. Seremos comformados à sociedade ou transformados pela renovação das nossas
mentes conforme a vontade de Deus? (Romanos 12:1-2).
Os Casados Enfrentam Desafios Egoístas e Morais.
A. A raiz de alguns dos problemas que serão citados agora é o egoísmo e a ênfase
exagerada na auto-realização.
1. Na sociedade moderna, a felicidade própria tomou o lugar de serviço e dever.
2. A primeira questão para muitos não é a vontade de Deus (amar a Deus –
Mateus 22:37), nem o bem-estar dos outros (amar ao próximo – Mateus
22:39), e sim a própria vontade e felicidade (“mais amigos dos prazeres
que amigos de Deus” – 2 Timóteo 3:4).
B. Algumas conseqüências do egoísmo no casamento.
1. Vidas separadas sob o mesmo teto.
a. Muitos casais mantêm suas vidas separadas, vivendo juntos numa
relação de conveniência, e não de amor e serviço mútuo.
b. Freqüentemente, o problema começa com homens que não se envolvem
com a esposa e com os filhos. Muitas vezes leva as mulheres a buscar
preenchimento fora – numa carreira, em atividades sociais, em
amizades, em salas de bate-papo na Internet, ou até em casos
adúlteros.
c. Os servos de Deus devem viver “a vida comum do lar” – habitar em
união (1 Pedro 3:7).
2. Amizades perigosas.
a. Solteiros mantêm amizades com pessoas de ambos os sexos.
b. Casados precisam priorizar a relação com o cônjuge.
i. Quem é seu melhor amigo (humano)?
ii. Perigo de priorizar amizades com os colegas.
iii. Perigo maior de manter amizades com pessoas do sexo oposto.
c. Sugestão prática: Cultivar amizades de casais com casais, dando
preferência aos casais cristãos.
3. Serviço ao senhor errado.
a. Não pode servir dois senhores (Mateus 6:24).
b. Muitos casais se entregam à busca pela prosperidade, e perdem tudo
que tem valor.
i. A posição socio-econômica se torna o alvo principal da vida.
ii. Carreira e prosperidade acima de Deus, acima do cônjuge, acima
dos filhos, acima dos próximos.
iii. Presentes no lugar da presença.
iv. E no final, terão o quê? Uma casa bonita e um saldo alto na conta
bancária, sem ninguém com quem dividir esta “alegria”?
4. A sensualidade e o adultério.
a. Solteiros que não aprendem controlar e negar seus impulsos sexuais
freqüentemente se tornam casados que não controlam seus impulsos
sexuais.
b. O que mudou?
i. Antes de casar, era proibido ter relações sexuais com todas as
pessoas do mundo. Depois de casar, é proibido ter relações sexuais
com todas as pessoas do mundo, menos uma.
ii. Antes de casar, era proibido olhar para outros com desejo impuro
(Mateus 5:28). Depois de casar, continua sendo proibido.
c. Mas as pressões são grandes.
i. Na televisão, em filmes, na locadora, nas bancas e na Internet, a
sensualidade se apresenta constantemente, tentando destruir as
defesas de homens que têm obrigação de controlar e negar desejos
naturais.
ii. No mundo, no serviço e na rua, o adultério se apresenta como algo

comum e praticamente normal.
d. Sugestões práticas:
i. Aprender a cortar pensamentos errados no início, mudando para
coisas boas e puras.
ii. Procurar a satisfação dos desejos normais em casa, e não negar as
necessidades do seu cônjuge (Hebreus 13:4; 1 Coríntios 7:3-5a).
iii. Não usar o pecado de outros (nem as falhas do seu cônjuge) para
justificar seus erros.
iv. Precisamos dizer “não” ao adultério!

III. Uma Perspectiva Positiva.
A. Para ter vidas e casamentos felizes, devemos desenvolver a mentalidade de
servos.
1. Jesus enfatizou o princípio de serviço (Mateus 20:26-28).
2. Paulo frisou a mesma responsabilidade:
a. Servos da justiça para a santificação (Romanos 6:18-19)
b. Servir ao Senhor (Romanos 12:11).
c. Servir aos outros (Romanos 12:10,13).
d. Servir à família (Efésios 5:21,22,25,28,33; 6:1,4).
B. O foco do casal deve ser o serviço aos outros.
1. Não concentrar no espelho do egoísmo.
2. Não focalizar principalmente a relação dos dois.
3. Um do lado do outro, olhando para as oportunidades para servir aos outros.

Conclusão: Para ser santificado no casamento:
A. Entender e aceitar a vontade de Deus para o casamento.
B. Rejeitar as falsas doutrinas que desrespeitam a palavra de Deus.
C. Reconhecer e resistir as tentações no mundo.
D. Aprender como servir a Deus e aos outros.

A Santificação dos Solteiros

Introdução:
A. Quando Deus criou o homem, ele já falou que a solidão não faria bem.
1. Ele nos criou como pessoas que precisam de pessoas.
a. Precisamos de relações familiares.
b. Precisamos de envolvimento social com outras pessoas.
c. Precisamos de relações espirituais – com Deus e com outras pessoas.
2. Ele também nos deu desejos que são satisfeitos numa relação especial entre
homem e mulher.
B. O casamento continua digno de honra (Hebreus 13:4)
C. Mas antes de casar, ou se não casar, como deve ser o comportamento do servo
santificado?

I. Os Solteiros Devem Manter Sua Pureza Sexual.
A. No plano de Deus, relações sexuais são reservadas exclusivamente ao
casamento lícito de um homem e uma mulher.
1. O leito matrimonial é puro (Hebreus 13:4).
2. O casamento – e a relação sexual do casal – é uma resposta à dificuldade de
manter a pureza (1 Coríntios 7:2-5).
B. Deus claramente condena relações sexuais ilícitas (fornicação, prostituição,
impureza) e atos relacionados (Gálatas 5:19).

II. Proceder e Pensamento na Batalha contra a Carne.
A. A aula anterior frisou a ligação entre o pensamento e o proceder.
B. Para evitar atos proibidos, precisa controlar os pensamentos.
1. Jesus ilustrou esta necessidade quando falou de desejos impuros (Mateus
5:27-30).
2. O discípulo precisa enfrentar a realidade atual – vivemos num mundo sensual
que procura destruir as nossas defesas.
a. Atividades sensuais. Exemplos:
i. Danças.
ii. O incentivo de “ficar”.
iii. Comportamento considerado “normal” (no mundo) para os
namorados (contato físico, beijos demorados, beijo de língua, etc.).
iv. Envolvimento sexual que pára antes do “ato sexual”.
b. Estímulos visuais. Exemplos:
i. Pornografia, fotos, filmes, música e literatura sensuais.
ii. Roupas sensuais.
c. Pressão da sociedade. Exemplos:
i. Desejos sexuais tratados como necessidades irresistíveis.
ii. Métodos de prevenção de algumas conseqüências são vistos como
autorização para atividade sexual.
3. Evitar pensamentos errados exige o hábito de cultivar pensamentos bons (2
Timóteo 2:22):
a. O lado “negativo”: Fugir das paixões da mocidade.
b. O lado “positivo”: Seguir a justiça, a fé, o amor e a paz; invocar o Senhor
com coração puro.

Algumas Outras Sugestões Práticas para Manter a Pureza Sexual.
A. Adote algumas regras saudáveis e rígidas no namoro.
1. Bases das suas regras:
a. A palavra de Deus.
b. Conselho de pais.
c. Conselho de cristãos.
d. Conversa com o namorado(a).
2. Exemplos (sugestões):
a. Procurar sair em grupos ou com outros casais
cristãos, evitando tempo dos dois sozinhos.
b. Especialmente quando estão sozinhos, evitar
lugares escuros (portão de casa, cinema, carro estacionado, etc.).
c. Sempre usar roupa decente e insistir que seu namorado(a) faça a
mesma coisa.
d. Evitar contato físico excessivo (seja sincero sobre o que é “excessivo”).
e. Manter todas as suas roupas no lugar certo, sua língua dentro da boca,
e suas mãos longe das partes íntimas do corpo dele(a).
B. Aja com amor verdadeiro.
1. O sexo antes de casar traz conseqüências graves:
a. Risco de doenças.
b. Risco de gravidez.
c. Aumento de perigo de traição depois de casar.
d. Destruição de auto-estima.
e. Consciência danificada.
f. O julgamento de Deus.
2. Solteiros não fazem amor. Alguns têm relações sexuais sujas, ilícitas,
perversas e condenadas, pois se rebelam contra Deus e prejudicam um ao
outro.
3. Se você ama seu namorado/sua namorada, aja como cristão e ajude aquela
pessoa especial chegar ao céu.
4. Namore de uma maneira que, se chegar a terminar, poderão manter a
amizade com respeito e sem vergonha ou culpa.
C. Se não está namorando, encha sua vida com coisas boas e espiritualmente
saudáveis, evitando pensamentos e atividades sensuais.

IV. Outros Aspectos da Santificação.
A. Evitar amizades que conduzem ao pecado (1 Pedro 4:2-5).
B. Evitar atividades e hábitos que corrompem seus princípios morais. Exemplos:
1. Bebidas e outras drogas (Provérbios 20:1; 23:31).
2. A desonestidade (Efésios 4:25).
3. Atitudes erradas em relação aos pais (Efésios 6:1-2).
4. Materialismo (1 Timóteo 6:8-10).
C. Cultivar a sua espiritualidade (1 Timóteo 4:11-16).
D. Aprender servir aos outros (Romanos 12:10-16). Na transição de criança a adulto,
precisa mudar o centro de atenção de si mesmo para Deus e para outros.
E. Buscar em primeiro lugar o reino de Deus (Mateus 6:33; Eclesiastes 12:1,13-14).
Conclusão:
A. “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade...” (Eclesiastes 12:1).
B. “...porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13-14).

Jesus, o Caminho para o Perdão dos Pecados

O pecado é uma ameaça mais séria contra nosso bem-estar do que qualquer perigo físico, econômico ou social, que enfrentemos. Entretanto, todos nós somos culpados de pecado e incapazes, por nós mesmos, de remover sua mancha. O pecado é violação da lei de Deus e somente Deus pode perdoá-lo. Ele providenciou nosso perdão através de Jesus.
" No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça" (Efésios 1:7).
" Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados" (1 Pedro 2:24).
Depois de seu sacrifício por nós, Jesus explicou como aqueles que estão perdidos no pecado podem ter a remissão dos pecados e serem salvos.
" Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém" (Lucas 24:46,47).
CONCLUSÃO: "Quem crer e for batizado ser salvo" (Marcos 16:16).

Jesus, o Caminho para Deus
As pessoas perdidas necessitam mais do que perdão dos pecados. Elas precisam de recuperação daquela íntima união com Deus que perderam por seu pecado. Enviando Jesus ao mundo, ""Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo" (2 Coríntios 5:19).
Jesus declarou que só se pode chegar a Deus através dele. Ele disse:
" Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).
Jesus, o Caminho para Sair da Confusão Religiosa
Muitos dos que desejam seguir a Cristo são repelidos pela multidão de igrejas e de doutrinas conflitantes ensinadas por aqueles que professam ser cristãos. Não precisamos fazer parte desta confusão. Jesus não a aprovou.
Em Mateus 16:18, Jesus prometeu:" "Edificarei a minha igreja."
Lemos sobre o começo de sua igreja em Atos, capítulo 2.
" Acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" (Atos 2:47).
O Senhor está ainda acrescentando à sua igreja aqueles que estão sendo salvos. Se somos salvos, estamos em sua igreja e unidos com todos os outros que nela estão.
" Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos" (Efésios 4:4-6).
CONCLUSÃO: É bom para nós adorar e trabalhar com outros indivíduos salvos, que são ligados conosco em Cristo por estes laços da união. Mas, se ingressamos em outro corpo (denominação), aceitamos outro senhor (autoridade religiosa) ou aderimos a outra fé (credo), estamos deixando a unidade pela qual Jesus orou, em João 17:20,21.


Jesus, o Caminho para o Céu
" Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo" (Hebreus 9:27).
A morte é a porta, tanto do céu como do inferno. Morrer em Jesus é morrer no caminho para o céu.
" Então, ouvi uma voz do céu, dizendo, Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fádigas, pois as suas obras os acompanham" (Apocalipse 14:13).
" Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para q

Jesus, o Caminho para uma Vida Melhor

Jesus declarou o propósito de sua vinda à terra com as seguintes palavras:
" Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10).
Jesus providencia esta vida melhor, oferecendo a solução para os problemas que tornam a vida difícil: culpa, insatisfação e medo. Ele não promete riqueza ou luxo, mas nos conforta com uma mensagem de um Pai amoroso no Céu, que cuida de seus filhos e que proverá as coisas de que eles verdadeiramente necessitam.
" Portanto, não vos inquieteis, dizendo 'Que comeremos?'. . . Pois vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas estas coisas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:31-33).
As pessoas mais felizes no mundo são aquelas que mais completamente se dedicam a seguir Jesus como o caminho.
CONCLUSÃO: "No qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória" (1 Pedro 1:8).

VENCENDO O DIABO (I Pd. 5:8)

Melhor exemplo Bíblico de como vencer o diabo é a tentação de Jesus. Lc. 4: 1 ao 3.
Jesus quando foi para a batalha com o diabo Ele se preparou, primeiro Ele se preparou para vencer os seus inimigos íntimos. Pois Jesus sabia que se não tivesse total domínio sobra à carne, o mundo e o pecado Ele seria presa fácil para o diabo. CARNE: Rm. 8: 1; Gl. 5: 16 e 17. MUNDO: I Jõ. 2: 14 a 17. PECADO: I Jõ. 3: 1 e 9.
Alguém pode até dizer que é radicalismo, mas segundo o meu entendimento Jesus não lutou somente com o diabo no deserto. Mas Ele lutou também contra a carne o mundo e o pecado. E ninguém pode lutar e vencer esses inimigos se não estiver cheio do Espírito Santo. Lc. 4: 1; Ef. 5: 8.
Outra coisa, porquê Jesus ficou quarenta dias em jejum? O jejum é uma arma poderosa para vencer a carne, o mundo e o pecado, e principalmente para vencer o diabo. Lc. 4: 2; Mt. 17: 14 ao 21; Mt. 2: 36 e 37. A CARNE: O diabo sabendo que a carne é um dos maiores inimigos do homem, sabendo que o homem nos desejos da carne é um derrotado diante de Deus. Ele lança o seu primeiro ataque a Jesus. Lc.4: 3; I Co. 2: 14.
O diabo sabendo que Jesus estava com fome, ele tenta Jesus a realizar o desejo da carne, no caso aqui é o pão. Mas sexo, prostituição e outros desejos nos derrubam diante de Deus. Abrindo assim brechas para o diabo entrar em nossas vidas. Gl. 5: 19 a 21; Rm. 8: 7 e 8; ICo.3:3.
Jesus venceu a carne e o diabo, nesta primeira batalha no deserto. S e nós quisermos vencer o diabo na batalha da carne, temos que fazer como Jesus, cheio do Espírito Santo com muito jejum, e muita Palavra de Deus.Lc. 4: 4; Ef. 6: 17; HB. 4: 1.
O MUNDO: Como o diabo não conseguiu derrubar Jesus através de seu inimigo mais intimo, a carne, ele tentou outro inimigo: O MUNDO. Lc. 4: 5, 6 e 7. O diabo sabe que os olhos são a nossa porta para o mundo entrar em nossas vidas. Com a entrada do mundo, já caímos diante de Deus e trazemos o diabo para a nossa vida. I Jõ. 5: 19; I Jõ. 2: 16 e 17; Tg. 1: 14 e 15.
O mundo nos afasta de Deus, o mundo mexe com a nossa vaidade humana, o mundo nos leva a buscar coisas que agrada o nosso ego. O mundo nos tira da presença de Deus. Mt. 13: 22; Mt. 6: 25- 33.
A nossa vida como crente em Jesus tem que ser guiado pela Palavra de Deus. E na batalha contra o mundo e o diabo temos que seguir o exemplo de Jesus, cheio do Espírito Santo com muito jejum e Palavra de Deus. Lc. 4: 8; Sl. 119: 105- 11; Sl. 1: 1 e 2.
O PECADO: O diabo já tinha sofrido duas derrotas para Jesus, pois Jesus era um vencedor contra a carne e o mundo. Como o diabo não conseguiu derrotar a Jesus através da carne o mundo, agora ele tenta vencer a Jesus através do pecado.. Ele tente levar Jesus pelo caminho da soberba. Lc. 4: 9 a 11; Mt. 11: 29.
O fato de sermos crentes e até ser muito usados por Deus, não nos dá o direito de entrar em campo que Deus não nos permite entrar. Usar o nome de Deus para falarmos coisas que Deus não mandou, fazer coisas que está contra a Palavra de Deus é pecado, e nos derruba diante de Deus, trazendo para as nossas vidas o diabo. Dt.29: 29; Is. 59: 1 e 2.
As coisas que parecem tão simples, pecadinhos, e muitas vezes estes pecadinhos são brechas para o inimigo agir em nossas vidas. Não devemos varrer para baixo do tapete o pó do pecado, e sim colocar no lixo e lançar fora das nossas vidas. Js. 7: 1 – 26; Is. 28: 15; Lc. 12: 2.
Não podemos deixar o pecado reinar em nossas vidas. Se vencermos o pecado em nossas vidas , venceremos o diabo também. Rm. 6: 12 – 14; Sl. 19: 13.Temos que seguir o exemplo de Jesus, ser cheio do Espírito Santo, muito jejum e muita Palavra, para vencer o pecado.Lc. 4: 12.
No livro de Lucas sobre a tentação não fala de oração, mas com certeza nos quarenta dias Jesus ficou em oração. Oração, jejum e Palavras nos deixam cheio do Espírito Santo. Sl. 55: 17; Sl.35: 13; Sl.119: 105.
CONCLUSÃO: A batalha contra o diabo é todos os dias. Por isto todos os dias têm que vencer a carne, o mundo e o pecado, fazendo isso venceremos o diabo todos os dias. Lc. 4: 13; I Pd. 5: 8.

O LADRÃO SÓ VEM PARA ROUBAR

A Palavra de Deus nos exorta a sermos cuidadosas, principalmente os que estão no caminho, pois o ladrão está pronto pra roubar. Ap. 2: 25. Satanás sabe que se o crente permanecer fiel ao Senhor até o fim, o Senhor tem para este crente um a coroa. Mas Satanás quer roubar está coroa. Ap. 3: 11.
Hoje o que mais vemos é o povo perdendo a esperança. Satanás tem conseguido roubar a esperança do povo.. Mas o povo de Deus não deve deixar isto acontecer. At. 26: 1 a 7; Fp.3: 20 a 21; Ef.2: 11 a 13.
O ele também tem conseguido roubar dos homens é a paz. Mas o crente tem de fazer de tudo para que ele não consiga este intento, que é tirar a paz do crente. I Co. 7: 15.
Quantos hoje dizem: Eu queria voltar ao primeiro amor? Estas pessoas perderam o primeiro amor, o diabo já roubou o amor do seu coração. Aquele que tem o amor seja cuidadoso, vigilante pois o ladrão veio para roubar. Ap. 2: 4 e 5.
A Palavra de Deus nos mostra que no final dos tempos esta seria a obra predileta do diabo: roubar o amor. Mt. 24: 12 a 13. Jesus nos mostra que no final dos tempos, Satan ás também estaria preocupado em roubar a fé do povo. E de fato roubaria porque no final dos tempos poucos teriam fé. Lc. 18: 7 e 8; I Tm. 4: 1.
O ladrão veio para roubar a paciência, mas o crente não deve deixar isto acontecer. Tg. 5: 11
Muitos acham que estão salvo, e não há mais perigo. Mas o ladrão veio para roubar a salvação, quem está em pé que se cuide para não cair.I Co. 10: 12. Quantos já não perseveram, pois o ladrão veio para roubar a perseverança de muitos crentes. Lc.21: 19; Tg.1: 2 a 4.
Quantos hoje têm ignorado o combate entre a Carne e o Espírito, e com iso passam a viverem uma vida carnal. Esses que vivem este tipo de vida, Satanás já roubou a vida espiritual desses crentes. G. 5: 16 e 17.
Muitos crentes começaram fervorosamente no Espírito, mas com o passar dos tempos passaram a viver na carne. Satanás já roubou fervor e a vida espiritual destes crentes. Gl. 3: 3; Rm. 8: 7 e 8; . Gl. 3: 3; Rm. 8: 7 e 8; m. 8: 13.
Hoje o que mais Satanás tem roubado dos crentes é a comunhão com Deus e com os irmãos. At.2: 42 a 47; I Jõ. 1: 3 a 7. O que Satanás procura roubar do crente é a humildade, fazendo com que o crente fique soberbo, que só ele é o dono da verdade. Não convém que o crente ande assim. Mt. 11: 29; Mq. 6: 8.
Satanás tem procurado roubar da igreja a união entre os irmãos, lançando dentro da igreja contenda. Fp. 2: 1 a 3; A contenda divide os irmãos e a igreja. Gn. 13: 8 a 11; Pv. 6: 16 a 19.
Quando o crente vive em santidade, Satanás quer roubar a santidade fazendo com que o crente venha a si contaminar com o mundo. O crente que vive em (comunhão), santidade precisa se cuidar e muito.I Jõ. 2: 16 e 1
CONCLUSÃO: Muitos crentes não sabem se conter, não tem domínio próprio, como já foi citado muitas vezes neste estudo: Satanás veio roubar, portanto vigie. Pv. 25: 28; Gl. 5: 23.

DEUS BUSCA SERVOS FIÉIS E RETOS

Ezequiel 22.30 - E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.

Salmo 101.6 - Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

Isaías 58.12 - E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração, e chamar-te-ão reparador das roturas e restaurador de veredas para morar.

Ezequiel, cujo nome significa “Deus fortalece”, era de família sacerdotal (Ez.1.3) e passou os vinte e cinco primeiros anos da sua vida em Jerusalém. Estava se preparando para o trabalho sacerdotal do templo quando foi levado prisioneiro à Babilônia em 597.a.C. Uns cinco anos mais tarde, aos trinta anos (Ez. 1.2-3), Ezequiel recebeu sua chamada profética da parte de Deus, e a partir daí ministrou fielmente durante 22 anos, pelo menos (Ez.29.17). Ezequiel tinha uns dezessete anos quando Daniel foi deportado e, portanto, os dois eram praticamente da mesma idade. Ezequiel e Daniel foram contemporâneos de Jeremias, porém mais jovens que ele e, provavelmente, foram por ele influenciados, por ser profeta mais velho em Jerusalém (Dn.9.2).

Quando Ezequiel chegou à Babilônia, Daniel já era bem conhecido como homem de elevada sabedoria profética;

Ezequiel refere-se a ele três vezes no seu livro (Ez.14.14,20 - Ez.28.3)
Ao contrário de Daniel, Ezequiel era casado (Ez.24.15-18), e vivia como um cidadão comum entre os exilados judeus, junto ao rio Quebar (Ez.1.1; 3.15,23)

Seu ministério começou em julho de 593 a.C e continuou, pelo menos, até a última profecia registrada em abril de 571 a.C.

A corrupção dos líderes (Ezequiel 22.25-28) era tão grande em Judá que Deus não encontrou uma só pessoa disposta a levar o povo de volta a Deus.

É uma tragédia, quando certas igrejas estão tão dominadas pelo mundanismo que Deus não encontra ninguém na congregação disposto a interceder, isto é, a “tapar o muro” ou “ficar na brecha” da situação, espiritualmente crítica; ninguém para bradar contra a decadência espiritual e moral, ninguém para liderar a oração com humilhação, com verdadeiro arrependimento e com sincera busca da face de Deus, visando um avivamento espiritual (II Crônicas 7.14). Nestes casos, é comum certos crentes fiéis manterem silêncio. Por receio ou acomodação, quando deviam tornar-se fervorosos intercessores por um avivamento.

TRÊS FORMAS DE SER BEM SUCEDIDO NOS NEGOCIOS

1. Orar e pedir a orientação de Deus
Lucas 11:9 - “Pedi, e dar-se-vos-á, buscai e achareis...”
À medida que oramos, Deus nos dá visão, pois Ele tem um propósito para nossas vida. Como Neemias 1:2.3, que queria saber a respeito do povo de Israel e de Jerusalém e obtive resposta de Hanani que o povo se encontrava em miséria, desprezo e o muro de Jerusalém destruído, o que lhe trouxe muita tristeza, compaixão e amor pelos que ali estavam totalmente desprotegidos e abandonados. Ele, a princípio, se lamentou; chorou por alguns dias, porém, tomou uma atitude para saber de que forma poderia ajudar, ou se Deus o levantaria para fazer algo pelo povo. Ele orou e jejuou por algum tempo (Neemias 1:1.11), especificamente pelo seu objetivo de ajudá-los a reedificar os muros de Jerusalém. Você às vezes encontra-se, no lugar onde sonhou estar. Mas, depois de um tempo, aquela posição já não mais o completa. Você sabe que tem potencial para ter o seu negócio. O que fazer, então? Aprenda a orar e jejuar. Coloque suas petições na presença de Deus, tenha no seu coração motivações certas, como Neemias teve. Ele deixou o sucesso profissional que estava alcançando para trabalhar em favor de seu povo que estava desolado.

2. Você deve saber tudo o que necessita para sua nova empreitada

Neemias 2:11.15 diz: “Cheguei a Jerusalém, e depois de três dias ali, parti de noite, eu e uns poucos homens comigo. Não declarei e a ninguém o que o meu Deus me tinha posto no coração para fazer em Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão o que eu montava. Saí de noite pela Porta do Vale, na direção da Fonte do Dragão e da Porta do Monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam derrubados, e as suas portas que tinham sido consumidas pelo fogo. Então passei à Porta da Fonte, e a piscina do rei, mas não havia espaço suficiente para passar o animal que eu montava; de maneira que de noite subi pelo vale e contemplei os muros. Finalmente voltei e entrei pela Porta do Vale.”
O que um comerciante necessita para abrir uma padaria? Necessita de ponto comercia, pessoal habilitado, máquinas e equipamentos adequados, os melhores fornecedores, etc. Precisa possuir todos os recursos necessários para tal finalidade; conhecer profundamente tudo o que se relaciona com o que irá realizar. Assim é conosco também Lucas 14:28.30: “Se algum de vós está querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.

3. Possuir uma visão ampla do desenvolvimento que você pode conseguir no devido tempo.

O padeiro, por exemplo, pode desejar ter outras padarias, ou aumentar sua produção de 10.000 para 100.000 pães mensais. Para isto, é muito importante planejar de deixar Deus ampliar a sua visão. É muito importante que você ore e jejue, pois o diabo lutará para tentar tirar a tua prosperidade e bençãos. Mas nós temos a promessa na Palavra de que “as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja.” (Mt 16:18) Ao contrário do mundo, o melhor local para se investir (semear) é no Reino de Deus. Também faz parte cumprir a Palavra de Deus no que diz respeito ao dízimo e ofertas (Malaquias 3:10.12). Porém, que seja em amor, tendo em seu coração o propósito de abençoar vida.
Se Deus estiver em primeiro lugar em tua vida, tudo o que você fizer prosperará.

Agregue valores à vida

AGREGAR: Reunir, juntar, acrescentar, associar


Agregue Justiça

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.
Mateus 5.20
A justiça dos escribas e dos fariseus era exclusivamente exterior. O coração e o espírito, e não somente os atos externos, devem conformar-se com a vontade de Deus, na fé e no amor.

Agregue Paz

Aparte-se do mal e faça o bem;busque a paz e siga-a.
1 Pedro 3. 11
Freqüentemente vemos a paz somente como a ausência de conflitos, e pensamos na pacificação como um papel passivo. Mas um pacificador efetivo procura ativamente a paz, construindo boas relações.

Agregue Alegria

O coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate.
Provérbios 15.13
Quando um homem tem um coração feliz, essa felicidade brilha em seu rosto. A alegria interior é como um fogo que não pode ser contido.

Agregue Fé

E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? – Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?
Lucas 18.7,8 (arc)

Esta pergunta de Jesus, provavelmente, indica que à medida que se aproxima a volta de Cristo, o mal se tornará cada vez pior, de modo que muitos da igreja se apartarão da fé em Cristo (Mt. 24.11-13,24; 1 Tm. 4.1). À medida que se aproxima, a preocupação de todo crente deve ser: estou perseverando na fé, firme na oração, buscando a Deus para que prevaleça a justiça e sua santa causa triunfe em tudo, para sempre? Ou estou tão preocupado com as coisas desta vida, que não anseio pela volta de Cristo e seu reino eterno?


Agregue Obediência

Todas estas bençãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus.
Deuteronômio 28.2 (nvi) (ver versículos 3 a 14)
Promessas e profecias são abundantes na Bíblia. Deus dá muitas garantias da sua prontidão para abençoar, e normalmente, fala de coisas que planeja fazer no futuro. Em ambos os casos, sempre há condições: o chamado de Deus para nos alinharmos à sua vontade, de modo que a sua palavra de promessa possa abençoar o obediente. O cap. 28 é um estudo clássico das promessas e das profecias de Deus. Compare os vs. 1-2 e os vs. 58-59 para observar as bênçãos, que são uma promessa em potencial aos obedientes, e os julgamentos, que são uma certeza anunciada aos desobedientes. (BEP)

Agregue Humildade

Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.
Mateus 18.4

Aqui é enfatizada a humildade porque a mesma característica que permite ao homem entrar no reino é, igualmente, o principal elemento da grandeza naquele reino.

Os homens, considerando as exigências de sucesso neste mundo, acham razão suficiente para rejeitar a teoria que a humildade é que leva à verdadeira grandeza.

Agregue Fidelidade

Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus servos para dar-lhes o sustento a seu tempo? – Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.
Lucas 12.42,43

Jesus promete uma recompensa para aqueles que lhe forem fiéis. Embora às vezes experimentemos recompensas imediatas por nossa obediência a Deus, esta não é a regra. Se assim fosse, seríamos tentados a nos gabar de nossas realizações e só fazer o bem pelas recompensas. Jesus disse que, se buscarmos as recompensas agora, não as terremos mais tarde (ver Mc 8.36). Nosso prêmio celestial será de acordo com aquilo que fizermos na terra, mas será muito maior do que podemos imaginar.

Agregue Gratidão

CONCLUSÃO: Assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nEle, - enraizados e edificados n`Ele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Colossenses 2. 6 e 7