Páginas

A NATUREZA TRINA DO HOMEM

1) COMPONENTES DA NATUREZA HUMANA
Deus, ao criar a espécie humana, deu-lhe uma natureza tricotômica ou trina (formada por três partes) conforme I Ts 5.23:
a) Espírito (do Grego- pneuma; do Latim- spiritus): Parte imaterial, dada por Deus, onde residem a faculdade espiritual e a consciência (Gn 2.7);
b) Alma (do Grego- psyché; do Latim- anima): Também imaterial, ligada ao espírito; responsável pelos prazeres carnais;
c) Corpo (do Grego- soma; do Latim- corpus): Componente material, formado da terra, para onde voltará quando ocorrer a morte (Gn 2.7; 3.19).


2) CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

2.1- Sobre o corpo
· O Criador desejava que o homem fosse eterno (Gn 3.22);
· Somente após o pecado, o corpo humano passou a experimentar a morte (Rm 5.12);
· Após a morte, o corpo volta para o pó (Gn 3.19), enquanto alma e espírito voltam para Deus, aguardando o juízo (Ec 12.7);
· Ainda que o corpo tenha como destino o retorno à terra, devemos zelar dele, evitando usá-lo em prostituições e outras formas de iniqüidades, pois é o templo do Espírito Santo de Deus (I Co 3.16; 6.19);
· O corpo dos salvos será transformado no dia da ressurreição, quando alcançará redenção completa (I Co 15.51-54; I Ts 4.16,17);

2.2- Sobre a alma e o espírito
· A alma e o espírito só são separados do corpo como resultado do juízo divino sobre a raça humana por causa do pecado. Esse juízo só será removido na ressurreição no último dia (I Co 15.51);
· A alma está tão ligada à natureza imaterial do ser humano, que , às vezes, o termo “alma” é usado como sinônimo de “pessoa” (Lv 4.2; 7.20; Js 20.3);
· O espírito e a alma resistem à morte e após ela seguem para o céu (Ap 6.9; 20.4) ou para o inferno (Sl 16.10; Mt 16.26);
· Às vezes o termo “alma” é usado como sinônimo de “pessoa” (Lv 4.2; 7.20; Js 20.3);
· É por meio do espírito que o ser humano tem comunhão com o Espírito de Deus (Jo 4.24);


0 comentários:

Postar um comentário