Páginas

O clamor do necessitado

INTRODUÇÃO:

1. Notamos pela leitura dos evangelhos que há uma discrepância na narrativa do milagre da cura de Bartimeu, realizado por Jesus nas proximidades de Jericó, pois enquanto, Mateus cita dois cegos e fala que Jesus “saia de Jericó”, Lucas cita apenas um cego e fala que Jesus “entrava em Jericó”, Mt 20.29-34; Lc 18.35sess. Marcos cita apenas um cego e diz que Jesus “saia de Jericó”. Estas discrepâncias podem ser assim resolvidas:

a) Em relação à questão “um ou dois cegos”, devemos entender que eram de fato dois cegos, contudo Marcos e Lucas mencionam apenas um, talvez pelo fato deste, ser um caso notável, pela gravidade da doença. Outra razão, é que, provavelmente Bartimeu, o cego, mais tarde tornou-se membro da Igreja Primitiva em Jerusalém e Marcos e Lucas escreveram mais para focalizar seu testemunho entre os irmãos, enquanto que Mateus, por ser discípulo de Cristo, escreveu como testemunha ocular.

b) Em relação ao segundo fato, pode ser que os cegos começaram a clamar na entrada da cidade e Jesus atendeu somente em sua saída. Outro ponto, é que havia duas “Jericós”, a cidade velha e a cidade nova, próximas uma da outra. Pode ser que o milagre teria ocorrido entre as duas cidades, ou seja, na saída de uma e entrada da outra, Js 6.16ss; 1 Rs 16.34.

2. O importante para nós é o fato em si e não as circunstâncias que levaram ao fato. Vejamos nesta noite: “O Clamor dE UM HOMEM NECESSITADO”:

I - O CLAMOR DE UM HOMEM NECESSITADO ENVOLVE O RECONHECIMENTO DO FATO DE JESUS TER ASSUMIDO A NATUREZA HUMANA

1. O cego usou a expressão: “Jesus, Filho de Davi”. Esta expressão indicava que, da descendência de Davi, Deus traria ao mundo o salvador. Ele reconheceu em Jesus, o Deus que tomou a forma humana, para vir ao mundo.

2. Esta verdade é central na Escritura, Jo 1.14, “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. A expressão “o verbo se fez carne”, é uma declaração clara, objetiva da natureza humana do Cristo. O processo de salvação só poderia ser concretizado por alguém que fosse 100% divino e 100% humano. Jesus satisfez esta exigência.

3. Outro fato de grande importância é o fato de que esta verdade representa o cumprimento das profecias do Antigo Testamento, Rm 1.1-3, “1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2 o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, 3 com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi”. A palavra “descendência” vem do termo grego “sperma” (sperma), e significa “semem”, “semente”, “de onde uma planta germina”, “tribo”, “família”, “filho”, etc.

4. Foi Jesus reconhecido muitas vezes por este título:

a) As Multidões:

Mt 12.23, “E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi?”.

Mt 21.9, “E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!”.

b) Mulher Cananéia, Mt 15.22, “E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada”.

c) Meninos, Mt 21.15-16, “Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi! indignaram-se e perguntaram-lhe: 16 Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?”.

5. Porém, Satanás não reconhece este título característico em Jesus, 1 Jo 4.1-3, “1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 2 Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo”.

6. Aplicação: A obra de redenção está centralizada no Deus que se tornou homem. Grande declaração foi esta: “Jesus, Filho de Davi!”. Você precisa reconhecer isto!

II - O CLAMOR DE UM HOMEM NECESSITADO ENVOLVE SUA HUMILHAÇÃO DIANTE DO SALVADOR

1. Não foi pelo fato de ser miserável, cego e pobre, que Bartimeu se humilhou. Há muitas pessoas nesta situação, que se mantêm orgulhosos.

2. Vejam o seu clamor humilde: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Ele se sentiu digno de compaixão, de dó, em razão de sua situação de cegueira e incapacidade.

3. Jesus aprecia, quando alguém se humilha perante Ele. Um exemplo deste tipo podemos encontrar na “Mulher Cananéia”, Mt 15.21-28, “21 Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. 22 E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. 23 Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. 24 Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25 Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor socorre-me! 26 Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 27 Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. 28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã”.

4. A humilhação diante de Deus nos conduz ao seu Reino, Mt 5.3, “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. O reino de Deus não é de soberbos, orgulhosos, mas daqueles que reconhecem seu estado de pecado e se humilham através de um arrependimento sincero.

5. Aplicação: Você precisa de Jesus, clame a Ele e humilhe-se diante dele e Ele virá em teu socorro.

III - O CLAMOR DE UM HOMEM NECESSITADO, ENVOLVE O ROMPIMENTO DE TODOS OS OBSTÁCULOS

1. Vs. 48, “Muitos o repreendiam para que ele calasse, mas ele clamava ainda mais”. Esta reprimenda revela:

a) dureza de coração dos opositores da obra de Deus:

a.1) insensibilidade às necessidades humanas;

a.2) egoísmo, pois queriam Jesus só para eles.

2. O cego pelo seu clamor e insistência quebrou toda resistência dos opositores.

3. Muitos sãos os impedimentos para você chegar até Jesus, o Filho de Deus:

a) Mt 13.20-22, “20 O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza 22 O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.”. Aqui, Jesus mostra alguns pontos que fazem com que as pessoas não se aproximem dele:

a.1) “Falta de raiz em si mesmo”;

a.2) “Angústia, perseguição”;

a.3) “Cuidados do mundo;

a.4) “Sedução das riquezas”.

b) Lc 14.33, “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”. Jesus alude ao fato de que é necessário “renunciar tudo quanto temos” para ser seu discípulo. Isto inclui família, amigos, bens pessoais, etc. Exemplo Moço Rico, Mt 19.16-22.

4. Aplicação: Quais são os impedimentos da sua vida que o estão impedindo de receber a Jesus? Família? Amigos? Riquezas materiais, etc.?

IV - O CLAMOR DE UM HOMEM NECESSITADO, ENVOLVE O ALCANCE DE SEU OBJETIVO PRINCIPAL

1. Jesus parou e o chamou, v. 49, “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama”.

2. Sua ligeireza, v. 50, “Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus”. Para recebermos as bênçãos de Deus devemos nos apressar.

3. A pergunta de Jesus no v. 51 (Que queres que eu te faça?), sugere:

a) Um pedido objetivo. Ele poderia querer simplesmente uma esmola. Muitos querem somente esmolas e não a grande benção.

b) A reativação da fé. Queria a solução imediata do seu problema.

5. Aplicação: Jesus não nunca negligenciou nenhuma necessidade humana, e certamente não negligenciará a sua nesta noite. Ele curou o cego e cura também a sua alma.

V - O CLAMOR DE UM HOMEM NECESSITADO ENVOLVE SUA DISPOSIÇÃO PARA SEGUIR A CRISTO

1. Jesus disse: “vai”, e ele “veio” e seguiu a Jesus pelo caminho. Muitos recebem as bênçãos de Deus, mas não querem segui-lo.

2. A verdadeira fé em Cristo envolve também o segui-lo:

Mc 8.34, “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”.

Lc 14.27, “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo”.

3. Aplicação: Você está disposto a seguir Jesus?


CONCLUSÃO:

1. “O mestre te chama”. Esta palavra foi dita por algum da multidão. Ela serve para você nesta noite.

2. Como aquele cego necessitava de Cristo para a sua cura, você também, precisa de Cristo. Toda pessoa distante de Cristo, é um cego espiritual.

1 comentários:

Anônimo disse...

Este artigo foi bastante esclarecedor para mim, principalmente no que tange se eram dois ou apenas um cego...
parece que apenas bartimeu teve seu testemunho em evidência portanto concordo com o irmão quando diz que talvez ele fosse membro da igreja da igreja da época,é como hoje tem gente que é liberto e grava DVD outros não...
gostei parabéns Jeová o abençoe.

Postar um comentário