Páginas

TRINTA E UMA RAZÕES PARA TIRAR A TV DE SUA CASA

"...mas o homem para quem olharei é este: o aflito e o abatido de espírito e que treme da minha palavra" (Isaías 66:2).

1. Temos um mandamento direto para não trazê-lo para os nossos lares.
"Não meterás, pois, cousa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás pois é amaldiçoada" (Dt 7.26)
2. Coloca os espectadores na roda dos escarnecedores.
"Bem-aventurado é o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele fizer será bem sucedido" (Sl 1.1-3).
3. Os vitoriosos não devem colocar nada que seja mau diante dos seus olhos.
"Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Não porei coisa má diante dos meus olhos: aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará" (Sl 101.2,3).
4. Quando ativado por Satanás representa comunhão com as obras das trevas.
"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?" (2 Co 6.14).
5. Polui o fluir puro dos bons pensamentos.
"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Fl 4.8).
6. Toca a coisa impura a respeito da qual Paulo advertiu.
"Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em cousas impuras; e eu vos receberei" (2 Co 6.16,17).
7. É impróprio para a noiva que se prepara para Cristo.
"Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo" (Ap 21.2).
"...e habilitar para o Senhor um povo preparado" (Lucas 1.17).
8. Não devemos desperdiçar o tempo, mas remi-lo.
"Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" (Ef 5.14-16).
9. Não devemos ser co-partícipes dos ídolos dos filhos da desobediência.
“Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz”. (Ef 5. 3-13).
10. Os espectadores se assentam no trono da violência, o que remove a aflição pelo pecado.
"Ai dos que andam à vontade em Sião...que imaginais estar longe o dia mau e fazeis chegar o trono da violência; que dormis em camas de marfim... mas não vos afligis com a ruína de José" (Am 6. 1,3,4,6).
11. Ele com certeza não renova a mente.
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.1,2).
12. Ele representa o fermento do mundo e deveria ser lançado fora do lar.
"Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado" (I Co 5.6,7).
13. Devemos mortificar tudo que seja imundo e idólatra.
"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lascivia, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas cousas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]." (Cl 3. 1-3, 5,6).
14. É uma linguagem obscena da qual devemos nos despojar segundo o mandamento.
"Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar" (Col. 3.8).
15. Não é um viver inculpável e santo, digno de Deus.
"Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros que credes. E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória" (I Ts 2.10-12).
16. Os espectadores não estão possuindo o próprio corpo em santificação e honra.
"Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, porquanto Deus não nos chamou para a impureza e sim para a santificação" (I Ts 4.3,4,7).
17. É uma fonte poluidora da qual procedem a maldição e a amargura.
"De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce" (Tg 3.10-12).
18. Ele remove a vergonha causada pelo pecado.
"Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que cousa é envergonhar-se. Portanto, cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o Senhor" (Jr 8.12).
19. Cristo nos chama a ungir os nossos olhos, não a envenená-los.
"E colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas" (Ap 3.18).
20. Devemos purificar-nos de toda impureza da carne, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus" (2 Co 7.1).
21. O ministério para Cristo requer que renunciemos às coisas desonestas ocultas.
"Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade" (2 Co 4.1,2).
22. É um ídolo que causa confusão e deveria ser odiado.
"E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar" (Mc 9.42).
23. Ofende as crianças, levando-as ao tropeço.
"E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar" (Mc 9.42).
24. A visão conduz à prevalência da soberba.
"A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa. Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!" (Sl 19.7-14).
25. Já é tarde. Cristo volta em breve. Devemos rejeitar todas as obras das trevas.
"Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas, e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, nem em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências" (Rm 13.12-14).
"E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro" (I Jo 3.3).
26. Deus ordena que o povo santo destrua e rejeite todos os ídolos.
"Porém assim lhes fareis: derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis as suas imagens de escultura. Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra" (Dt 7.5-6).
27. É amizade com o mundo, produzindo inimizade para com Deus.
"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimizade de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tg 4.3,4).
28. A face do Senhor está contra os praticantes do mal, e os espectadores não estão apartando-se do mal, como foi ordenado.
"Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a sua língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males" (I Pe 3.10-13).
29. Se você acha que se trata apenas de uma mácula em sua roupa, ainda assim está errado.
"Por esta razão, pois, amados, esperando estas cousas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis" (II Pe 3.14).
"Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelos erros desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza" (I Pe 3.17).
30. A televisão abrange as três tentações que Satanás introduziu no Éden.
"Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente" (I Jo. 2.15-17).
31. Os vitoriosos que vêem o Senhor na Sua glória não necessitam disto.
"Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e isso considerarei" (Os 14.8).

CONCLUSÃO
Iremos tremer à Sua palavra e obedecer; ou devemos arranjar desculpas e continuar assentados na roda dos escarnecedores? Ficaremos tão atraídos por Cristo a ponto de não conseguirmos mais fixar os olhos naquilo que O entristece?
Será que a noiva de Cristo verdadeiramente irá separar-se de tudo que é deste mundo? Será que alguém neste país pode ouvir e aceitar esta mensagem? Ou já ficamos muito adormecidos pelos vícios deste mundo para poder ouvir?
Será que a igreja de Cristo vai me chamar de legalista, como alguém que se considera a si mesmo juiz? Ou, o Espírito vai levantar um corpo ungido de santos para se desembaraçar de todo peso, e clamar por purificação e separação?

1 comentários:

Regina disse...

A paz do Senhor.
Eu achei muito interessante a forma que você usou para explicar o porque de não ter a TV em um lar cristão. Eu já não concordava mesmo, mas depois que as assembléias liberaram a TV compramos uma e ví que as vezes ficamos horas prostrados diante dela e a bíblia diz que não devemos nos prostrar diante de imagens. E poderiamos estar lendo a bíblia neste tempo mas não estamos lá com a mente vazia. Só Deus!!!
Vou dar um jeito na minha. Fica na paz.

Postar um comentário